Levantamento aponta que farmacêuticos não estão sendo vacinados. CRF-PR questiona Secretaria Estadual de Saúde

Data de publicação: 1 de abril de 2021

1.png

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Paraná já vacinou mais de 92,5% (dados SESA, 25/03) dos profissionais de saúde. Porém, em um levantamento prévio realizado pelo Conselho Regional do Paraná (CRF-PR), apenas 41,7% dos farmacêuticos, que responderam à enquete, alegam terem tomado a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Para o CRF-PR, esses números são temerosos, pois não expressam a realidade.

Tendo em vista essa situação, o CRF-PR está cobrando, por meio de um ofício, explicações à Secretaria Estadual de Saúde. O Conselho questiona os números apresentados, já que o governo tem alegado - ao contrário do que tem mostrado a pesquisa do CRF-PR - que a maior parte dos profissionais de saúde já foram vacinados.

Além desta solicitação, o CRF-PR já enviou, por duas vezes, um ofício aos 399 municípios do Estado solicitando a inserção dos farmacêuticos nas primeiras fases da vacinação, como grupo prioritário. Também foram enviados ofícios ao secretário de Saúde do Paraná, Carlos Alberto Gebrim Preto, a todos os secretários municipais de saúde e aos diretores das regionais de saúde, ressaltando a URGÊNCIA da vacinação dos profissionais farmacêuticos.

O CRF-PR segue lutando incansavelmente para que o Plano Nacional de Imunização seja cumprido.