913ª Reunião Plenária

3.jpeg
2.jpeg
1.jpeg

A 913ª Reunião Plenária do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná - CRF-PR aconteceu nesta quinta-feira, dia 17 de junho. O encontro aconteceu de forma online e foi transmitido no canal do CRF-PR no Youtube para que toda comunidade farmacêutica acompanhe os trabalhos do plenário.

Durante o encontro, a presidente do CRF-DF e membro da Comissão Parlamentar do CFF, Dra. Gilcilene Chaer, fez uma participação para falar sobre Processos Legislativos e as principais demandas da categoria farmacêutica. O assessor Parlamentar do CFF, Lucas de Sá, também esclareceu alguns pontos sobre projetos que precisam ser acompanhados com muita atenção.

Em sua fala, Dra. Gilcilene ressaltou que a união dos profissionais de todo o Brasil é o caminho para alcançar novas vitórias com os parlamentares e barrar Projetos de Lei que possam prejudicar a profissão e a saúde da população. “Esse é um momento muito difícil para as profissões, incluindo a Farmácia. Somente com muito esforço e trabalho árduo conseguiremos manter um nível de atendimento de qualidade aos cidadãos, com profissionais capacitados e uma profissão próspera para os farmacêuticos”, destacou.

Outra atividade realizada durante a reunião foi o lançamento do Boletim desenvolvido pela equipe técnica do Centro de Informação sobre Medicamentos – CIM CRF-PR. O material trouxe informações sobre a estabilidade de medicamentos utilizados em Ventilação Mecânica (acesse clicando aqui).

Participaram de forma remota do lançamento do Boletim: o Deputado Estadual, Dr. Michele Caputo Neto, Dra. Francielle Dechatnek Narloch, Coordenadora da Vigilância Sanitária – SMS,  Dra. Úrsula Bueno P. Guirro, Infectologista e Conselheira do CRM-PR, além dos membros dos Grupos Técnicos de Trabalho de Vigilância Sanitária e Hospitalar do CRF-PR.

O plenário aprovou ainda  duas revisões de Deliberações com o objetivo de atender as Resoluções do CFF, a 700 e a 701. A primeira altera a resolução 648, de 2017, e traz uma série de atualizações ao procedimento de fiscalização dos conselhos regionais de Farmácia. Já a segunda “Institui a Declaração de Atividade Profissional (DAP)” e altera a 612 de 2015. A norma traz nova orientação sobre a Declaração de Atividade Profissional para a admissão de profissional substituto temporário. Serão as Deliberações 1004/21 (DAP) e 1005/21 (Fiscalização) do CRF-PR.

Na reunião também foram mostrados os números relacionados ao setor de cadastro, pelo gerente de cadastro pessoa jurídica do CRF-PR, Dr. Edivar Gomes, o balanço da fiscalização e de processos éticos, pelo gerente do setor, Dr. Eduardo Pazim e os números da tesouraria com o Diretor Tesoureiro do CRF-PR, Dr. Fábio de Brito Moreira.