Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

926ª Plenária: Mídias sociais, o farmacêutico e o paciente foi tema de palestra


Data de publicação: 29 de julho de 2022

1.jpeg

“O uso das mídias sociais por farmacêuticos e pacientes”, este foi o tema da tese de doutorado do farmacêutico, Dr. Arcelio Benetoli, que esteve na 926ª Reunião Plenária do CRF-PR, no dia 22 de julho, para contar sobre a sua pesquisa e desvendar um pouco mais o universo online e as mídias sociais. O estudo foi realizado na Escola de Farmácia da Universidade de Sydney, Austrália.

Primeiramente o farmacêutico apresentou aos participantes, presentes e online, os diferentes tipos de mídias sociais. “Basicamente, mídias sociais são todos os canais de comunicação virtual cujo conteúdo é criado, modificado e compartilhado por usuários, as redes sociais são um tipo especial de mídia social na qual há perfis dos usuários, listas de contatos - (Facebook, Linkedin, Instagram, entre outras), e as plataformas como Wikipedia, YouTube, Blogs são as plataformas de compartilhamento de conteúdo”, explicou.

O pesquisador lançou três questões principais para dar início às suas pesquisas: 1- Explorar como os farmacêuticos usavam as mídias sociais profissionalmente; 2- Verificar se algum serviço farmacêutico era realizado pelas mídias sociais; e por fim, 3- Explorar quão dispostos estavam os farmacêuticos em utilizar as mídias sociais para realizar serviços. “Ao iniciar as investigações descobri que haviam poucos estudos sobre o uso das mídias sociais por farmacêuticos e nenhum com foco no serviço ou interação farmacêutico-paciente”, constatou.

Dr. Arcelio entrevistou farmacêuticos e pacientes de diversos países para entender a relação que estabeleciam com as mídias sociais quando o assunto é saúde. De acordo com o farmacêutico, se por um lado o profissional está diante de uma excelente ferramenta para divulgar informações e esclarecer dúvidas sobre saúde (serviços), os pacientes tem a oportunidade de estabelecer um diálogo ativo com profissional, além de ser um canal de fácil acesso para os pacientes. 

O pesquisador mostrou que a relação entre farmacêutico e pacientes ainda é pouco explorada. Em sua tese os dados apontam que farmacêuticos ainda não utilizam este canal para prestar serviços e os pacientes utilizam para sanar dúvidas pontuais. 

Dr. Arcelio mostrou ainda uma experiência inovadora de prestação de um serviço farmacêutico na Austrália, onde através do Facebook é ofertado um serviço para a população chamado “Hora do Farmacêutico”, disponibilizado pela organização não governamental, NPS MedicineWise, que presta serviços educacionais na área da saúde.  “As perguntas enviadas são acolhidas pelo perfil, enviadas para os farmacêuticos (equipe técnica) responderem, em seguida revisores avaliam para evitar termos técnicos e jargões que possam dificultar o entendimento, retorna aos farmacêuticos para reavaliarem e então a resposta é publicada”, conta.

Ao final de sua apresentação, Dr. Arcelio respondeu a perguntas dos conselheiros e agradeceu imensamente o convite para participar da Reunião Plenária.

- Dr. Arcelio Benetoli é farmacêutico industrial pela UEM, mestre em Ciências Farmacêuticas – UEM, Doutorado em Prática Farmacêutica pela Universidade de Sydney, Australia; professor adjunto de Prática Farmacêutica na UEPG, e hoje é professor visitante de Farmacologia e Farmacoterapia na UEM, onde também é professor de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica/mestrado profissional – PROFAR/UEM. Desenvolve pesquisas na área de serviços de saúde e mídias sociais e saúde, educação em saúde e é revisor de vários periódicos internacionais.


save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder
Registro

Registro

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF




Redes Sociais

topo