Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR promove evento sobre a RDC 665/22


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 13 de dezembro de 2022

1.jpg

O CRF-PR, por meio do Grupo Técnico de Trabalho de Tecnologia de Produtos para a Saúde - GTTPS, promoveu uma palestra online para discutir/apresentar as principais mudanças que a RDC 665/22 traz. Antes de iniciar o evento, o vice-presidente, Dr. Valquires Godoy, deu as boas-vindas aos participantes. Ele falou da satisfação, como parte do grupo gestor do CRF-PR, em promover um debate tão importante para os farmacêuticos.

De acordo com o GTT, as alterações na legislação devem sempre ser acompanhadas com muita atenção e proximidade. E, desta vez, mais uma mudança está chegou para impactar o dia a dia de fabricantes, importadores e distribuidores de produtos médicos e para diagnóstico de uso in vitro: a RDC 665/22.

O objetivo do evento é justamente compreender mais profundamente as nuances desta resolução, suas implicações práticas, principais mudanças e adequação. E para isso, a Dra. Evelise Canassa Silva, membro efetivo do GTTPS, foi convidada para esclarecer sobre o assunto.

A publicação da nova normativa, revoga a resolução RDC 16/13, que também dispunha de normas e diretrizes relacionadas às boas práticas de fabricação. Porém a RDC 665/22 apresenta algumas mudanças significativas quando comparada à anterior. Ela representa um aperfeiçoamento das normas de saúde, que agora abrangem um grupo maior de sujeitos, como por exemplo, deixa mais explícito o papel da gerência e exige uma organização mais clara das equipes ligadas à qualidade, sobretudo estabelecendo e evidenciando os papéis de cada um.

A RDC 665/22 foi publicada no DOU em março deste ano, mas só entrou em vigor em abril. Portanto, as empresas precisam se adequar e para isso, em primeiro lugar, é necessário compreender as principais mudanças geradas pela nova norma publicada. Entre elas destacamos:

  1. Abrangência ampliada para distribuidores e importadores;
  2. Representante da gerência agora aparece de forma mais explícita;
  3. Requisito claro da norma: contar com um organograma completo do pessoal relacionado à qualidade;
  4. Reforça o processo contínuo de gerenciamento de risco;
  5. Passa a ser exigido a comprovação de que os fornecedores receberam as especificações dos materiais e serviços;
  6. A inspeção dos rótulos e instruções de uso deverá ser documento no histórico do produto;
  7. Todos os documentos devem estar disponíveis para consulta dos órgãos de vigilância.

Para mais informações clique aqui  e assista a palestra completa.

* Dra. Evelise Canassa Silva
Consultora em Qualidade, Assuntos Regulatórios e BPx (Boas Práticas de Fabricação, Funcionamento, Distribuição e Armazenagem) na Meliore. Graduada em Farmácia Industrial pela UEL, Especialista em Gestão da Qualidade pela UNOPAR e Especialista em Administração Industrial e Negócios pela UEL. Atua desde 2007 em Gestão, Liderança, Qualidade, Assuntos Regulatórios e BPx aplicadas a medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, alimentos e bebidas. Experiência como docente da disciplina de Gestão da Qualidade em cursos de pós-graduação e como membro efetiva e Coordenadora da Comissão de Indústria Farmacêutica do CRF-PR. Idealizadora e criadora do Blog GQ#DESCOMPLICADA (arquivado), o primeiro Blog do Brasil a tratar a Gestão da Qualidade de forma leve e didática. Gerência a criação de conteúdo para as redes sociais da Meliore. Atual Presidente do ALIS – Arranjo Londrinense das Indústrias da Saúde e Membro efetiva do GTTPS – Grupo Técnico de Trabalho de Produtos Para a Saúde do CRF-PR. 


history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos




Redes Sociais

topo