Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR promove reunião com farmacêuticos em Marechal Cândido Rondon para debater temas relevantes da profissão


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 4 de fevereiro de 2025

Padrão Site - 2025-02-04T110018.668.jpg

O CRF-PR realizou, no dia 31 de janeiro, uma reunião com farmacêuticos de Marechal Cândido Rondon e região, reforçando seu compromisso com a categoria e promovendo um espaço de diálogo sobre temas fundamentais para a atuação profissional. O encontro contou com a presença do presidente do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, do vice-presidente, Dr. Valquires Godoy e do diretor tesoureiro, Dr. Eduardo Valério, que abordaram questões ligadas à gestão, fiscalização, ética, capacitação e valorização profissional.

Capacitação e aperfeiçoamento profissional

Os diretores destacaram a ampla oferta de cursos e treinamentos promovidos pelo CRF-PR, com o objetivo de atualizar e capacitar farmacêuticos em diversas áreas. Entre os temas dos aprimoramentos estão: gestão de farmácias, vacinação, perfuração de orelhas, estética, prescrição de anticoncepcionais, entre outros. Eles enfatizaram, ainda, a importância de aproveitar essas oportunidades para o crescimento profissional, assim como a parceria do CRF-PR com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) para a realização de treinamentos de qualidade.

Fiscalização e responsabilidade profissional

Outro ponto abordado foi a fiscalização das farmácias, com destaque para a importância da presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento. Situações de ausência esporádica podem ser justificadas, mas devem ser previamente comunicadas ao CRF-PR. A fiscalização também inclui o fracionamento de medicamentos, que deve ser realizado conforme a legislação vigente, garantindo rastreabilidade e segurança ao paciente.

Atuação em concursos públicos e piso salarial

A valorização dos farmacêuticos no serviço público foi um dos temas centrais da reunião. Os representantes do CRF-PR ressaltaram a importância da mobilização conjunta com os sindicatos para garantir condições salariais justas nos concursos públicos. Como exemplo de uma ação bem-sucedida, foi mencionada a correção do salário para farmacêuticos em um concurso do município de Floresta, que passou de R$ 2.500 para R$ 4.500 após a intervenção do Conselho e do Sindicato.

Comunicação e suporte ao farmacêutico

Os diretores entendem a importância de manter uma comunicação eficiente com os profissionais da área. E então destacaram que, além dos canais tradicionais como telefone e site, o WhatsApp também é um meio rápido para esclarecimento de dúvidas. O Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) foi evidenciado como uma fonte confiável para consultas técnicas sobre medicamentos, garantindo respostas fundamentadas com base em literatura científica e está aberto aos profissionais.

Regulamentação da área de estética

Outro tema debatido foi a atuação dos farmacêuticos na área de estética. Os diretores ressaltaram a necessidade de seguir as resoluções vigentes e se manter atualizado sobre as normativas do CFF e demais órgãos reguladores. Eles também mencionaram a possibilidade de articular junto a deputados estaduais para a criação de uma lei que ampare a atuação dos farmacêuticos nesse segmento.

Próximas ações e desdobramentos

Durante a reunião, foram levantadas iniciativas para fortalecer ainda mais a profissão. Entre elas, a organização de um curso de capacitação para farmacêuticos do serviço público em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), treinamentos para equipes de vigilância sanitária.

O próximo Fórum de Valorização da Profissão Farmacêutica acontecerá no dia 14 de fevereiro, em Cascavel.

O CRF-PR segue atuando na defesa da profissão farmacêutica, promovendo capacitação e atuando em conjunto com entidades e autoridades para garantir melhores condições de trabalho e reconhecimento para os farmacêuticos.



topo