Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Nota de Esclarecimento - Farmácia Magistral


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 4 de julho de 2025

magistral.jpg

Diante de declarações recentes que colocam em dúvida a credibilidade das farmácias magistrais, é necessário reafirmar com clareza e responsabilidade o papel técnico e científico do farmacêutico que atua nesse segmento.

A desinformação, quando disseminada de forma leviana, compromete não apenas a credibilidade de profissionais sérios, mas também a segurança de pacientes e profissionais que confiam em tratamentos individualizados e baseados em ciência. Generalizações sem embasamento não apenas distorcem a realidade, como também desrespeitam profissionais que se dedicam diariamente à saúde com competência, rigor e ética. É inaceitável que se coloque sob suspeita uma prática respaldada por conhecimento técnico, rigor científico e constante atualização profissional.

Algumas considerações em relação a segurança, qualidade e eficácia das farmácias magistrais.

  1. A farmácia magistral possui total capacitação para manipular medicamentos em microdoses com segurança e precisão, seguindo metodologia científica validada, que comprova a eficácia e a segurança desse processo — como é o caso da manipulação de hormônios e outras substâncias ativas.
  2. Importante ressaltar que não existe dose “milimétrica”, porque dose não se mede em milímetros.
  3. Esclarecemos também que a maioria dos IFAs estão na forma de Sal e alguns na forma de base.
  4. Quanto à variação da dose por cápsula existem técnicas validadas e regulamentadas pela ANVISA que permitem pequenas variações por dose, isso se aplica aos medicamentos manipulados e industrializados.
  5. A variação de dose para tratamento, o que todo profissional prescritor deveria saber, que ao se fazer os estudos científicos, antes do lançamento de uma nova molécula, estes são feitos para permitir uma faixa de uso de eficácia e segurança, um exemplo são os medicamentos pediátricos e quimioterápicos, onde a dose é calculada pelo peso do paciente.
  6. Quanto aos inibidores da GLP1, foi proibido nos Estados Unidos a fabricação ou manipulação de Semaglutida de origem sintética, reforçando que a legislação americana é diferente da Brasileira quando se trata de patentes.
  7. A estrutura de uma farmácia magistral possui entre balanças analíticas e semi analíticas, instrumentos de precisão e outros equipamentos extremamente modernos que garantem a segurança e eficácia do medicamento manipulado. Além de processos de rastreabilidade, controle de qualidade das matérias-primas e do processo de manipulação.
  8. Farmácia de manipulação não é alquimia, bruxaria ou cozinha e sim ciência pura e aplicada na prática.

As farmácias com manipulação são estabelecimentos legalizados, fiscalizados por órgãos como a ANVISA, Polícia Federal, Exército, MAPA, Conselhos Regionais de Farmácia, entre outros órgãos e seguem rigorosos padrões de qualidade e segurança.

Muitas vezes, são justamente essas farmácias que possibilitam o acesso a tratamentos individualizados e personalizados, prescritos por profissionais capacitados, respeitando as necessidades específicas de cada paciente — algo que a indústria farmacêutica não contempla com medicamentos padronizados.

O Futuro é personalizado. Estudos científicos avançam cada vez mais na direção da individualização das doses de medicamentos para obtenção de melhores resultados, com tratamentos que ofereçam menores riscos e menores efeitos adversos.

A crítica generalizada às farmácias com manipulação desconsidera a seriedade, ética e o compromisso de milhares de profissionais farmacêuticos que atuam com excelência em todo o Brasil. Se existem irregularidades pontuais, elas devem ser investigadas e punidas, como em qualquer setor, mas jamais ser usadas para desqualificar uma categoria inteira que tem papel fundamental na saúde pública.

Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Magistral e Homeopática – CRF-PR

 



topo