Farmácia Oncológica do HC-UFPR recebe visita do CRF-PR e evidencia protagonismo farmacêutico no tratamento oncológico
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 4 de agosto de 2025
Em um cenário onde cada detalhe importa e cada escolha terapêutica pode transformar vidas, a presença do farmacêutico oncológico deixa de ser coadjuvante e assume papel central na jornada do paciente com câncer. Na última quinta-feira, 31 de julho, a diretora secretária geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, que também é coordenadora do Grupo Técnico de Farmácia Hospitalar e Oncológica do Conselho Federal de Farmácia, realizou uma visita técnica à Farmácia Oncológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido por esses profissionais que atuam diretamente no cuidado especializado a pacientes oncológicos.
A visita foi guiada pela farmacêutica Dra. Camile da Rocha, membro do GTT de Farmácia Hospitalar, Clínica e Oncológica, coordenadora da Residência Multiprofissional em Oncologia e Hematologia da UFPR e farmacêutica no Hospital de Clínicas, que apresentou todo o processo realizado no setor. Da manipulação de medicamentos quimioterápicos na Central de Misturas Intravenosas aos serviços farmacêuticos clínicos, como no ambulatório de Oncologia. “O farmacêutico é o profissional legalmente capacitado para manipular quimioterápicos e agentes com potencial risco ocupacional. Revisa a prescrição, avalia doses, intervalos de ciclos de tratamento e prepara com técnica adequada os medicamentos. Mas é aqui que o trabalho do farmacêutico se consolida e o cuidado se materializa. À beira leito, orientando o paciente sobre seu protocolo, profilaxias, manejo de reações e o acompanhando na sua jornada de tratamento, junto às equipes assistenciais”, explica.
Durante a visita, a diretora do CRF-PR pôde observar a integração efetiva dos farmacêuticos com a equipe multiprofissional do hospital. O HC conta hoje com uma equipe composta por oito farmacêuticos dedicados exclusivamente à oncologia. Para a Dra. Greyzel, o trabalho realizado no local é exemplar. “Ver de perto essa estrutura e o envolvimento dos farmacêuticos em cada etapa do cuidado é inspirador. Esses profissionais participam ativamente da linha de cuidado, colaborando com médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros especialistas, garantindo uma farmacoterapia segura, eficaz e centrada na experiência do paciente”, destacou.
Um diferencial importante do Hospital de Clínicas é a presença da chamada “área limpa” — ambiente altamente controlado e seguro, onde são manipulados medicamentos antineoplásicos com rigor técnico e sanitário. O HC é o único hospital do Paraná com essa estrutura específica, o que reforça ainda mais a responsabilidade e a qualificação da equipe envolvida.
Dra. Camile também destacou que o papel do farmacêutico vai além da manipulação e dispensação de medicamentos. “Estamos inseridos em toda a linha de cuidado ao paciente oncológico. Atuamos desde a promoção da saúde – com ações educativas – até a reabilitação. O farmacêutico atua na seleção de insumos, participa de comissões, contribui com a elaboração de Protocolos e Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, colabora com a segurança do paciente, realiza estudos farmacoeconômicos e também o cuidado ao paciente oncológico. O farmacêutico hoje ocupa um lugar estratégico dentro da equipe e na assistência a quempassa por um momento tão delicado”, afirmou.
A visita reforçou o quanto o cuidado com o paciente oncológico exige estrutura, especialização e sensibilidade. Diante do aumento da longevidade e do envelhecimento populacional, o câncer caminha para se tornar uma das doenças mais prevalentes nas próximas décadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), serão mais de 28 milhões de novos casos por ano até 2040. Já o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta que o câncer poderá ultrapassar as doenças cardiovasculares como principal causa de morte no Brasil.
Frente a esse cenário, o trabalho realizado na Farmácia Oncológica do HC aponta para o que o futuro exige: serviços estruturados, integração multiprofissional e uma atuação farmacêutica ativa, técnica e humana — pronta para transformar cada etapa da jornada do paciente em um cuidado mais seguro, eficaz e digno.
Diante de uma realidade em que a complexidade do cuidado exige atuação especializada e integrada, o CRF-PR enaltece e reconhece como indispensável o trabalho dos farmacêuticos hospitalares, em especial dos farmacêuticos hospitalares oncológicos. Profissionais que, com competência técnica e sensibilidade, contribuem diariamente para a qualidade, precisão e humanização do tratamento de milhares de pacientes em todo o estado.
Curso Cuidado Farmacêutico no Serviço de Administração de Medicamentos Injetáveis | Itambé/PR
8 de agosto de 2025
Curso Gestão de Processos e Indicadores na Farmácia Hospitalar e Clínica | Londrina/PR
9 de agosto de 2025
Curso Cálculos Farmacêuticos Aplicados à Farmácia Hospitalar | Maringá/PR
13 de agosto de 2025