Orientação ao farmacêutico - Alerta - Intoxicação por Metanol
Fonte: CIM CRF-PR
Data de publicação: 2 de outubro de 2025
Fotos: CRF-PR e IA
Créditos: CIM CRF-PR
Casos no Brasil
O país, que historicamente contabilizava cerca de 20 casos de intoxicação por metanol ao longo de um ano, registrou um aumento repentino, tornando o cenário atípico.
Desde agosto até 01º de outubro de 2025, são 43 casos suspeitos por esse tipo de intoxicação, maior parte no estado de São Paulo (39, sendo 10 confirmados e 29 em investigação) e 4 casos em investigação em Pernambuco. Um óbito foi confirmado em São Paulo.
Origem
A suspeita é a ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas ou adulteradas. Embora casos esporádicos sempre tenham ocorrido, o número de ocorrências em um curto intervalo de tempo é o que surpreende.
O que é o Metanol?
O metanol é um solvente industrial altamente tóxico. Pode ser encontrado em fluidos de limpeza de para-brisas, anticongelantes de linha de gás, combustíveis, fluidos de fotocópia, solventes, limpadores de carburador e como adulterante em destilados de etanol caseiros.
Metanol é convertido no fígado em formaldeído e, em seguida, em ácido fórmico através da ação catalítica das enzimas álcool desidrogenase e acetaldeído desidrogenase. Esses dois metabólitos são altamente tóxicos e os responsáveis pelos danos ao organismo, como acidose metabólica grave, sintomas oculares e outros efeitos da intoxicação aguda por metanol.
A intoxicação pode ocorrer por ingestão, inalação ou absorção pela pele. No evento atual, a principal via é a ingestão de bebidas. A ingestão de 0,25 mL/kg de metanol 100% (com absorção total) poderia resultar, teoricamente, em uma concentração tóxica.
Essa exposição incomum ao metanol pode resultar em morbidade e mortalidade significativas.
Sinais e sintomas
É crucial estar atento à evolução dos sintomas, pois os mais graves surgem após um período de latência.
Fase Inicial |
Sinais de intoxicação aguda, como ataxia, sedação e desinibição, semelhantes aos de embriaguez* |
Período de Latência |
Os sintomas graves costumam aparecer entre 12 a 24 horas após a ingestão. Este período pode ser maior se houver consumo simultâneo de etanol. |
Sintomas Graves |
Visuais: Visão borrada, fotofobia, visão de "campo nevado" e cegueira, que pode ser irreversível. Gastrointestinais: Dor abdominal, náuseas, vômitos e pancreatite aguda. Neurológicos: Cefaleia, confusão, convulsões, coma. Metabólicos: Acidose metabólica grave, hiperglicemia e insuficiência renal. |
*isso pode levar à subestimação do quadro tanto pelas vítimas quanto pelos profissionais de saúde.
A gravidade do quadro clínico depende da quantidade ingerida, da concentração da substância e, fundamentalmente, do tempo decorrido entre a ingestão e o início do tratamento.
O papel do Farmacêutico na suspeita clínica
O farmacêutico pode ser o primeiro profissional a ser procurado pelo paciente e tem um papel fundamental no encaminhamento correto.
- Realize uma anamnese cuidadosa para entender a origem dos sintomas apresentados pelo paciente.
- O caso é considerado suspeito quando um paciente, que ingeriu bebida alcoólica, apresenta persistência ou piora dos sintomas (como embriaguez, desconforto gástrico e alteração visual) entre 12 e 24 horas após o consumo.
- Ao suspeitar de intoxicação por metanol, encaminhe o paciente imediatamente a um serviço de saúde especializado. O tempo para o início do tratamento é fundamental para a recuperação do paciente.
- É crucial reforçar o alerta em todos os casos, pois a semelhança dos sintomas iniciais com os da embriaguez comum pode levar à subnotificação.
-
Como notificar?
Os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica são considerados um Evento de Saúde Pública (ESP) e exigem notificação imediata.
Profissionais de saúde devem notificar imediatamente qualquer suspeita ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). A notificação imediata ao CIEVS não substitui o registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Para obter orientação sobre o manejo clínico, contate um dos 32 Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Brasil. O número gratuito do serviço Disque-Intoxicação da Anvisa também está disponível: 0800 722 6001 |
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Intoxicação. Ministério da Saúde determina notificação imediata de casos de intoxicação por metanol. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/ministerio-da-saude-determina-notificacao-imediata-de-casos-de-intoxicacao-por-metanol>. Acesso em 01º out. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Intoxicação. Ministério da Saúde envia orientações a todos os estados para notificação imediata de casos suspeitos de intoxicação por metanol. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/ministerio-da-saude-envia-orientacoes-a-todos-os-estados-para-notificacao-imediata-de-casos-suspeitos-de-intoxicacao-por-metanol>. Acesso em 01º out. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Intoxicação. Ministério da Saúde instala sala de situação para monitorar casos de intoxicação por metanol. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/ministerio-da-saude-instala-sala-de-situacao-para-monitorar-casos-de-intoxicacao-por-metanol>. Acesso em 02 out. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Nota Técnica Conjunta nº 360/2025-DVSAT/SVSA/MS. Orientações para atendimento e notificação de casos de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/notas-tecnicas/2025/nota-tecnica-conjunta-no-360-2025-dvsat-svsa-ms.pdf>. Acesso em 01º out. 2025.
MERATIVE. Merative™ Micromedex® Drugdex®. Electronic version. Ann Arbor, Michigan: Merative. Disponível em: <http://www.micromedexsolutions.com>. Acesso em 02 out. 2025.
Curso Cuidado Farmacêutico no Serviço de Administração de Medicamentos Injetáveis | UGV - União da Vitória/PR
3 de outubro de 2025
Curso Gestão de Processos e Indicadores na Farmácia Hospitalar e Clínica | Guarapuava/PR
4 de outubro de 2025
Workshop: Decisão Clínica na Estética, Quando Indicar e Como Prevenir Intercorrências | Cascavel/PR
6 de outubro de 2025
Workshop: Decisão Clínica na Estética, Quando Indicar e Como Prevenir Intercorrências | Cornélio Procópio/PR
6 de outubro de 2025