Assistência farmacêutica no SUS
Fonte: GTT CRF-PR Assistência Farmacêutica no Serviço Público
Data de publicação: 19 de março de 2024
Créditos: GTT CRF-PR Assistência Farmacêutica no Serviço Público
ENTENDENDO A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA:
A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações para promover, proteger e recuperar a saúde da população, usando medicamentos de forma correta e acessível. (Resolução CNS nº 338/2004)
MACROPROCESSOS PARA UMA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EFICAZ:
Estratégicos
(Gestão da Política e das Tecnologias em Saúde)
Chave
(Prescrição, dispensação e acompanhamento do uso)
Apoio
(Programação, Aquisição, e Logística de abastecimento)
PORQUE FALTAM MEDICAMENTOS?
- Gerenciamento Ineficaz - Falta de profissionais farmacêuticos e equipe treinada;
- Recursos Escassos para manutenção de estoque de segurança;
- Inexistência ou não aplicação/utilização de uma Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), e estruturação de Comissão de Farmácia e Terapêutica;
- Falhas na Programação: quantidade a mais (perda por vencimento) ou a menos (falta de medicamentos) do que o município necessita;
- Problemas nas Compras: Dificuldades em processos de compra, entrega e qualificação de fornecedores;
- Tecnologia Insuficiente: Falta de sistemas informatizados para gerenciar estoques.
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ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA:
Contratação Adequada: Ter o número certo de farmacêuticos e equipe de apoio conforme porte do município.
Investimento Financeiro: Destinar recursos suficientes para comprar medicamentos.
Infraestrutura Adequada: Oferecer locais adequados para atendimento e armazenamento de medicamentos.
Prescrição Racional: Incentivar profissionais de saúde a prescrever medicamentos de forma consciente.
Otimização de Etapas: Aprimorar seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.
Apoio à REMUME: Implementar e apoiar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, com intuito de reduzir a judicialização na área da saúde.
Aquisições Legais: Realizar compras conforme leis sanitárias vigentes.
Orientação aos Usuários: Orientar o uso e armazenamento correto de medicamentos.
Incentivar a implantação do cuidado farmacêutico com objetivo de melhorar resultados terapêuticos (diminuição de reações indesejadas, interações
medicamentosas, melhorar adesão ao tratamento, entre outras ações)
DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
A crescente demanda por medicamentos e elevados custos tornam a Assistência Farmacêutica uma área crítica do Sistema de Saúde, com desafios importantes a serem considerados pelos gestores municipais:
- Impacto financeiro e subfinanciamento;
- Escassez ou interrupção no abastecimento;
- Falta de estrutura mínima para garantir a qualidade e o atendimento humanizado dos usuários;
- Usuários não aderem ao tratamento, não controlando suas condições de saúde;
- Inexistência de sistemas de informação para controle;
- Pressão para oferta de medicamentos não padronizados e crescente judicialização;
- Falta de recursos humanos.
O PROFISSIONAL FARMACÊUTICO FAZ A DIFEREÇA
- O profissional farmacêutico atua tanto individualmente com os usuários como coletivamente na gestão da Assistência Farmacêutica para buscar os melhores resultados dos recursos investidos:
- Planejar as ações e recursos para maior eficiência no gasto público e qualidade da assistência;
- Definir as quantidades de medicamentos e acompanhar os processos de aquisição para eventuais faltas ou desperdícios;
- Garantir que os medicamentos adquiridos tenham sua qualidade preservada e cheguem aos usuários em tempo oportuno;
- Orientar e acompanhar usuários para que utilizem os medicamentos de forma correta e segura;
- Oferecer suporte às equipes de saúde para garantir a prescrição e o acompanhamento de medicamentos com qualidade, assegurando um cuidado adequado.
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