Tecnologia: farmacêuticos desenvolvem aplicativo para pesquisas sobre medicamentos fitoterápicos

Fonte: Assessorias de Comunicação CRF-PR e CFF
Data de publicação: 19 de março de 2024

6.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
6.jpg
7.jpg
8.jpg
9.jpg
10.jpg
1.jpg
2.jpg
11.jpg

Ao perceber o crescimento do mercado de fitoterápicos no Brasil e a necessidade de informações relacionadas a interações medicamentosas entre esta e outras classes de medicamentos, um grupo de farmacêuticos do Paraná, especializado em atenção farmacêutica e fitoterapia, desenvolveu um aplicativo de celular que está disponível de forma gratuita tanto para profissionais da saúde quanto para a população em geral.

A ferramenta FitoFinder possibilita a busca de dados como doses e formas de uso, indicação terapêutica, contraindicações, reações adversas e outros assuntos associados aos medicamentos fitoterápicos existentes no Brasil. A nova interface foi apresentada pelas integrantes da startup de educação farmacêutica, Anna Claudia Capote e Evelyn Assis de Andrade, durante reunião plenária no Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), na sexta-feira (15.03).

O aplicativo reúne conteúdo sobre mais de 180 espécies vegetais, o que permite realizar pesquisas precisas sobre cada substância e pode levar a escolhas mais assertivas na orientação e indicação farmacêutica. "No nosso app temos duas janelas: uma de medicamentos fitoterápicos e outra de preparações caseiras. Na primeira, estão relacionadas mais de 350 especialidades fitoterápicas com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, na segunda, temos aproximadamente 100 espécies vegetais utilizadas em preparações extemporâneas", detalha Anna Claudia Capote.

De acordo com os criadores, além de ser uma forma fácil, prática e rápida de busca, trata-se de uma fonte confiável de informação, visto que utilizam documentos oficiais para a produção do material e que os dados existentes são dispostos de forma compilada. "Para o levantamento das informações são utilizados documentos oficiais, como a Farmacopeia Brasileira, Formulário de Fitoterápicos, Memento Fitoterápico e, também, o bulário eletrônico da Anvisa dos medicamentos fitoterápicos registrados", diz a integrante da equipe FitoFinder.

A diretoria do CRF-PR destacou a importância de iniciativas como esta para o setor farmacêutico e demonstrou todo orgulho pela iniciativa ter sido criada por profissionais paranaenses. “Reconhecemos a crescente demanda por informações precisas e atualizadas sobre fitoterápicos e estamos confiantes de que este aplicativo será uma ferramenta valiosa para os farmacêuticos em sua prática diária. Agradecemos o esforço e dedicação da equipe envolvida neste projeto pioneiro e estamos ansiosos para ver os impactos positivos que ele trará para a assistência farmacêutica."

Já o diretor secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Luiz Gustavo Pires, reconhece o comprometimento da equipe de farmacêuticos envolvida com o aplicativo e diz que a iniciativa vem para somar aos esforços em sempre basear as decisões farmacológicas em informações de qualidade. "É importante incentivar o uso seguro desses produtos naturais, o que também contribui para a promoção da saúde e a prevenção de problemas relacionados à farmacoterapia. E estamos felizes em ver propostas como esta serem apresentadas, ainda mais que é uma ferramenta de fácil acesso e que pode ser utilizada de forma gratuita pela sociedade".

O trabalho de pesquisa e triagem das informações para o FitoFinder é feito por uma equipe composta por 7 farmacêuticos: as cientistas Anna Claudia M. de O. Capote, Thais Leticia M. da Silva, Evelyn Assis de Andrade e Isadora Machinski e os farmacêuticos consultores Flávio Luís Beltrame, Bruno Minozzo e Rodrigo Kitagawa. Além disso, a startup conta com o desenvolvedor Igor Nóbrega para auxiliar na montagem e atualização do aplicativo.

O FitoFinder está disponível para Android e IOS. As funcionalidades do aplicativo são 100% Offline e o download é gratuito.

Acesse o site: https://app.fitofinder.com, e também o perfil da startup no intagram @fitofinde e tiktok @fitofinder_