CRF-PR e COSEMS-PR se reúnem para discutir a assistência farmacêutica no Paraná

Data de publicação: 25 de abril de 2024

WhatsApp Image 2024-04-25 at 14.31.13 (4).jpeg
WhatsApp Image 2024-04-25 at 14.31.13 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-04-25 at 14.31.13 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-04-25 at 14.31.13 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-04-25 at 14.31.13.jpeg

No último dia 23, em Curitiba, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) se reuniu com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), para um importante passo para o fortalecimento da assistência farmacêutica no estado. Estiveram presentes, representando o CRF-PR, o presidente Dr. Marcio Augusto Antoniassi, o vice-presidente, Dr. Valquires Godoy, o gerente geral, Dr. Edivar Gomes e a coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Assistência Farmacêutica no Serviço Público, Dra. Thayla Delaporte Martins. Quem representou o COSEMS-PR, foi o presidente, Fabio de Mello. Também esteve presente na reunião o prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda, que é presidente do Consórcio Paraná Saúde.

O foco da reunião foi discutir a importância estratégica do farmacêutico no âmbito do serviço público de saúde. O CRF-PR destacou não apenas a presença essencial desse profissional, mas também a necessidade de garantir uma equipe de apoio capacitada para potencializar esforços. Nesse sentido, foram solicitados apoio e parceria do COSEMS-PR para a realização de capacitações e treinamentos específicos, visando tanto os farmacêuticos quanto suas equipes. Para se ter uma ideia, hoje, dos 22.419 farmacêuticos, apenas 9% trabalham como RT no serviço público no estado, apesar de ser uma área com grande demanda, principalmente nos últimos anos, onde 71% da população brasileira depende do SUS.

O presidente do COSEMS-PR reconheceu a relevância do trabalho dos farmacêuticos no setor público e se colocou à disposição para colaborar na capacitação desses profissionais. Da mesma forma, o presidente do Consórcio Paraná Saúde expressou sua disposição em apoiar as iniciativas propostas pelo CRF-PR.

Com esse alinhamento, o GTT de Assistência Farmacêutica no Serviço Público do CRF-PR se empenhará em dar continuidade às pautas discutidas e elaborar novos projetos. A expectativa é que, por meio dessa parceria sejam implementadas ações concretas que contribuam para a assistência farmacêutica no estado do Paraná.