Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Operação conjunta apreende medicamentos irregulares em farmácias de São José dos Pinhais após denúncias ao CRF-PR


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 19 de setembro de 2024

1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
6.jpg
7.jpg
8.jpg
9.jpg
10.jpg
11.jpg
12.jpg
13.jpg
14.jpg
15.jpg
16.jpg
17.jpg
18.jpg

Na manhã de segunda-feira, 16 de setembro, uma ação conjunta de fiscalização realizada pelo CRF-PR, em parceria com a Polícia Civil e a Guarda Municipal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), resultou na apreensão de diversos medicamentos controlados vendidos sem receita e outros fora do prazo de validade em sete farmácias do município.

A Dra. Tayná Falquievicz de Lima, gerente de Fiscalização do CRF-PR, explicou que a operação foi desencadeada a partir de várias denúncias.

"O Conselho Regional de Farmácia do Paraná recebeu diversas denúncias através da Ouvidoria, relacionadas à venda de medicamentos controlados sem prescrição médica e à presença de medicamentos vencidos. Essas denúncias foram encaminhadas à Polícia Civil, que coordenou a ação", destacou.

Segundo a Dra. Tayná, a fiscalização do CRF-PR tem o papel de monitorar a atuação dos profissionais farmacêuticos, justificando sua participação na operação. Ela detalhou o que foi apreendido:

"É responsabilidade do farmacêutico garantir o registro e o controle adequado dessas substâncias. Durante a fiscalização, encontramos medicamentos vencidos, medicamentos controlados sendo vendidos sem prescrição, sem o devido registro no sistema da farmácia, além de medicamentos sem origem comprovada, muitos provenientes do Paraguai. A maioria dos medicamentos apreendidos são controlados, incluindo psicotrópicos, que atuam no sistema nervoso central e podem causar dependência física e psíquica e outros efeitos adversos, sendo obrigatória a apresentação e retenção da receita médica para sua dispensação", explicou.

Os medicamentos foram encaminhados à Delegacia de São José dos Pinhais e serão descartados conforme os procedimentos legais.

Participaram da operação 14 fiscais do CRF-PR: Dra. Tayná Falquievicz de Lima, gerente, Dr. Eduardo Freitas, Dr. Eduardo Pazim, Dr. Elias Montin, Dr. Marcelo Polak, Dra. Nayana Banhara, Dr. Welinson Fabrício, Dr. Silvio Franchetti, Dr. Edson Siqueira, Dra. Daiane Perondi, Dr. Ribamar Schmitz, Dr. José Pacola, Dra. Josinéia de Oliveira e Dr. Edson Garcia.



topo