Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Farmacêuticos hospitalares e acadêmicos participam de curso de Cálculos Farmacêuticos em Maringá


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 14 de agosto de 2025

2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
1.jpg

No dia 13 de agosto, Maringá recebeu o curso “Cálculos Farmacêuticos Aplicados à Farmácia Hospitalar”, promovido pelo CRF-PR, por meio do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) de Farmácia Hospitalar, Clínica e Oncológica, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF). A capacitação aconteceu na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e teve como objetivo aprimorar o conhecimento de farmacêuticos hospitalares e acadêmicos de Farmácia em cálculos essenciais para a prática segura e eficiente na preparação e administração de medicamentos no ambiente hospitalar.

O conteúdo foi ministrado pelas farmacêuticas Dra. Flávia Serafim de Oliveira Sudo e Dra. Franciele da Silva Quemel, ambas integrantes do GTT. Também esteve presente a Dra. Ana Paula Urnau, membro do grupo, prestando assistência e apoio aos participantes durante toda a atividade.

A programação contemplou temas fundamentais, como: Introdução aos Cálculos Farmacêuticos; Cálculos de Dispensação; Concentração e Diluição; Transformação de Soluções; Infusão e Velocidade de Infusão; Cálculos em Pediatria e Neonatal; e o papel do farmacêutico na capacitação da equipe de enfermagem.

De acordo com as integrantes do GTT, “mais do que aperfeiçoar habilidades técnicas, o curso reforçou a importância do farmacêutico como agente de segurança no uso de medicamentos e como educador de equipes multiprofissionais. A capacitação em cálculos farmacêuticos é um diferencial especialmente relevante em áreas críticas, como pediatria e neonatal, onde a precisão é indispensável”, destacaram.

Ao final, elas fizeram um agradecimento especial ao professor e coordenador do curso de Farmácia da UEM, Dr. Marco Antônio Costa, que viabilizou a realização do aprimoramento na instituição.



topo