Orientação ao Farmacêutico Alerta – falsificação de Agonistas de GLP-1
Fonte: CIM CRF-PR
Data de publicação: 17 de outubro de 2025
Fotos: IA
Créditos: CIM CRF-PR
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as autoridades internacionais de saúde têm emitido alertas contínuos sobre o aumento do comércio ilícito e da falsificação de medicamentos agonistas de GLP-1, principalmente, semaglutida e tirzepatida, na forma de solução injetável, popularmente conhecidas como “canetas emagrecedoras”.
O sucesso crescente desses medicamentos para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade resultou em um mercado paralelo na internet, frequentemente vendidos através de sites fraudulentos e promovidos nas mídias sociais.
A falsificação, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins medicinais configura crime, com pena de reclusão, de dez a quinze anos, e multa. Além disso, é proibida a importação de medicamentos para fins comerciais sem registro prévio na Anvisa. Essa prática constitui infração sanitária. |
Perigos dos medicamentos falsificados
Os medicamentos falsificados ou desviados do mercado legal não possuem garantias de qualidade, eficácia ou segurança e representam um grave problema de saúde pública, uma vez que expõem os pacientes a riscos potencialmente sérios.
Não há como saber o que os produtos falsificados realmente contêm, podendo conter substâncias nocivas ou nenhum princípio ativo e nem como foram armazenados.
Ainda, há comprovação de que as agulhas das canetas adulteradas também são falsificadas e não têm sua esterilidade confirmada, apresentando risco de infecção para pacientes.
Estabelecimento farmacêutico - único local legal de aquisição pelos pacientes
O comércio de medicamentos é privativo das empresas e dos estabelecimentos definidos na Lei 5991/1973. A dispensação de medicamentos, por sua vez, é privativa de farmácias, drogarias, posto de medicamento/unidade volante e dispensário de medicamentos.
Portanto, a aquisição de medicamentos agonistas de GLP-1 deve ser feita somente em farmácias regularizadas junto à Vigilância Sanitária e com a prescrição de profissional habilitado. E a dispensação, realizada pelo farmacêutico.
*Os estabelecimentos farmacêuticos só podem adquirir produtos de distribuidores legalmente autorizados e licenciados.
Orientação ao paciente: como evitar produtos falsos
É fundamental que o profissional farmacêutico atue como uma das barreiras para impedir esse crime e proteger a saúde da população. Instrua o paciente a observar:
Local de compra |
Compre somente em farmácias regularizadas junto à Vigilância Sanitária. Não compre em grupos de mensagens, aplicativos de vendas ou redes sociais. Não clique em links de anúncios falsos, como gov.anvisa.org |
Preço |
Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado regular de farmácias |
Embalagem/Produto |
Adquira somente produtos completos (dentro da caixa). Fique atento a embalagens rasuradas, visivelmente alteradas, em idioma estrangeiro ou com aparência diferente da registrada |
Rótulos enganosos |
Fique alerta para adesivos ou indicações de “nova fórmula” ou semelhantes |
Documentação |
Esses medicamentos só podem ser dispensados mediante retenção da receita de profissional habilitado. Exija sempre a emissão da nota fiscal no momento da compra |
Em caso de suspeita de falsificação
Se a população ou os profissionais de saúde identificarem unidades com suspeita de falsificação ou tiverem dúvidas sobre os pontos de venda, as seguintes ações devem ser tomadas imediatamente:
- Não utilize o produto suspeito.
- Comunique a Anvisa (por meio da Ouvidoria ou do VigiMed).
- Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa responsável. Se possível, forneça uma foto do produto suspeito, o nome e o número do lote.
>> Acesse (https://www.crf-pr.org.br/noticia/view/9827/orientacao-ao-farmaceutico-novas-normas-sobre-dispensacao-de-agonistas-dos-receptores-glp-1-entram-em-vigor-neste-mes) para rever as novas normas de controle de medicamentos agonistas de GLP-1
Referências:
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Alerta: anúncios falsos sobre venda de Mounjaro. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/alerta-anuncios-falsos-sobre-venda-de-monjauro>. Acesso em 16 out. 2025.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa alerta sobre falsificação do medicamento Ozempic®. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-alertasobre-falsificacao-do-medicamento-ozempic-r#:~:text=*%20YouTube.%20*%20Instagram>. Acesso em 16 out. 2025.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Atenção: a Anvisa não vende medicamentos. Disponível em <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/atencao-a-anvisa-nao-vende-medicamentos>. Acesso em 16 out. 2025.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009. Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, 18 ago. 2009.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 471, de 23 de fevereiro de 2021. Dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias isoladas ou em associação, de uso sob prescrição e retenção da receita, listadas na Instrução Normativa específica. Diário Oficial da União: Brasília, 24 fev. 2021.
BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União: Brasília, 31 dez. 1940.
BRASIL. Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências. Diário Oficial da União: Brasília, 19 dez. 1973.
BRASIL. Lei nº 6.360, de 23 de dezembro de 1976. Dispõe sobre a Vigilância Sanitária a que ficam sujeitos os Medicamentos, as Drogas, os Insumos Farmacêuticos e Correlatos, Cosméticos, Saneantes e Outros Produtos, e dá outras Providências. Diário Oficial da União: Brasília, 24 set. 1976.
European Medicines Agency. Warning about sharp rise in illegal medicines sold in the EU. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/news/warning-about-sharp-rise-illegal-medicines-sold-eu>. Acesso em 16 out. 2025.
FOOD AND DRUG ADMINISTRATION. FDA warns consumers not to use counterfeit Ozempic (semaglutide) found in U.S. drug supply chain. Disponível em: <https://www.fda.gov/drugs/drug-safety-and-availability/fda-warns-consumers-not-use-counterfeit-ozempic-semaglutide-found-us-drug-supply-chain>. Acesso em 16 out. 2025.
GATTUSO, Christophe. Fake GLP-1 Drugs Go Viral: France Launches Crackdown. Medscape, 15 out. 2025. Disponível em: <https://www.medscape.com/viewarticle/fake-glp-1-drugs-go-viral-france-launches-crackdown-2025a1000rt1?ecd=wnl_tp10_daily_251016_MSCPEDIT_etid7801662&uac=16217HY&impID=7801662>. Acesso em 16 out. 2025.
CONSULTA FARMACÊUTICA EM SAÚDE DA MULHER: DO RASTREIO A INTERVENÇÃO | Foz do Iguaçu/PR
20 de outubro de 2025
Curso Farmácia Lucrativa: Gestão, Vendas e Marketing | Telêmaco Borba/PR
20 de outubro de 2025