Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Orientação ao Farmacêutico Alerta – falsificação de Agonistas de GLP-1


Fonte: CIM CRF-PR
Data de publicação: 17 de outubro de 2025
Fotos: IA
Créditos: CIM CRF-PR

Prancheta 1.png

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as autoridades internacionais de saúde têm emitido alertas contínuos sobre o aumento do comércio ilícito e da falsificação de medicamentos agonistas de GLP-1, principalmente, semaglutida e tirzepatida, na forma de solução injetável, popularmente conhecidas como “canetas emagrecedoras”.

O sucesso crescente desses medicamentos para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade resultou em um mercado paralelo na internet, frequentemente vendidos através de sites fraudulentos e promovidos nas mídias sociais.

A falsificação, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins medicinais configura crime, com pena de reclusão, de dez a quinze anos, e multa.

Além disso, é proibida a importação de medicamentos para fins comerciais sem registro prévio na Anvisa. Essa prática constitui infração sanitária.

 

Perigos dos medicamentos falsificados

 

Os medicamentos falsificados ou desviados do mercado legal não possuem garantias de qualidade, eficácia ou segurança e representam um grave problema de saúde pública, uma vez que expõem os pacientes a riscos potencialmente sérios.

Não há como saber o que os produtos falsificados realmente contêm, podendo conter substâncias nocivas ou nenhum princípio ativo e nem como foram armazenados.

Ainda, há comprovação de que as agulhas das canetas adulteradas também são falsificadas e não têm sua esterilidade confirmada, apresentando risco de infecção para pacientes.

 

 

Estabelecimento farmacêutico - único local legal de aquisição pelos pacientes

 

O comércio de medicamentos é privativo das empresas e dos estabelecimentos definidos na Lei 5991/1973. A dispensação de medicamentos, por sua vez, é privativa de farmácias, drogarias, posto de medicamento/unidade volante e dispensário de medicamentos.

Portanto, a aquisição de medicamentos agonistas de GLP-1 deve ser feita somente em farmácias regularizadas junto à Vigilância Sanitária e com a prescrição de profissional habilitado. E a dispensação, realizada pelo farmacêutico.

*Os estabelecimentos farmacêuticos só podem adquirir produtos de distribuidores legalmente autorizados e licenciados. 

 

Orientação ao paciente: como evitar produtos falsos

 

É fundamental que o profissional farmacêutico atue como uma das barreiras para impedir esse crime e proteger a saúde da população. Instrua o paciente a observar:

Local de compra

Compre somente em farmácias regularizadas junto à Vigilância Sanitária. Não compre em grupos de mensagens, aplicativos de vendas ou redes sociais. Não clique em links de anúncios falsos, como gov.anvisa.org

Preço

Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado regular de farmácias 

Embalagem/Produto

Adquira somente produtos completos (dentro da caixa). Fique atento a embalagens rasuradas, visivelmente alteradas, em idioma estrangeiro ou com aparência diferente da registrada

Rótulos enganosos

Fique alerta para adesivos ou indicações de “nova fórmula” ou semelhantes

Documentação

Esses medicamentos só podem ser dispensados mediante retenção da receita de profissional habilitado. Exija sempre a emissão da nota fiscal no momento da compra

 

Em caso de suspeita de falsificação

 

Se a população ou os profissionais de saúde identificarem unidades com suspeita de falsificação ou tiverem dúvidas sobre os pontos de venda, as seguintes ações devem ser tomadas imediatamente:

  1. Não utilize o produto suspeito.
  2. Comunique a Anvisa (por meio da Ouvidoria ou do VigiMed).
  3. Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa responsável. Se possível, forneça uma foto do produto suspeito, o nome e o número do lote.

 

>> Acesse (https://www.crf-pr.org.br/noticia/view/9827/orientacao-ao-farmaceutico-novas-normas-sobre-dispensacao-de-agonistas-dos-receptores-glp-1-entram-em-vigor-neste-mes) para rever as novas normas de controle de medicamentos agonistas de GLP-1

 

Referências:

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Alerta: anúncios falsos sobre venda de Mounjaro. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/alerta-anuncios-falsos-sobre-venda-de-monjauro>. Acesso em 16 out. 2025.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa alerta sobre falsificação do medicamento Ozempic®. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-alertasobre-falsificacao-do-medicamento-ozempic-r#:~:text=*%20YouTube.%20*%20Instagram>. Acesso em 16 out. 2025.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Atenção: a Anvisa não vende medicamentos. Disponível em <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/atencao-a-anvisa-nao-vende-medicamentos>. Acesso em 16 out. 2025.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009. Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, 18 ago. 2009.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 471, de 23 de fevereiro de 2021. Dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias isoladas ou em associação, de uso sob prescrição e retenção da receita, listadas na Instrução Normativa específica. Diário Oficial da União: Brasília, 24 fev. 2021.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União: Brasília, 31 dez. 1940.

BRASIL. Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências. Diário Oficial da União: Brasília, 19 dez. 1973.

BRASIL. Lei nº 6.360, de 23 de dezembro de 1976. Dispõe sobre a Vigilância Sanitária a que ficam sujeitos os Medicamentos, as Drogas, os Insumos Farmacêuticos e Correlatos, Cosméticos, Saneantes e Outros Produtos, e dá outras Providências. Diário Oficial da União: Brasília, 24 set. 1976.

European Medicines Agency. Warning about sharp rise in illegal medicines sold in the EU. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/news/warning-about-sharp-rise-illegal-medicines-sold-eu>. Acesso em 16 out. 2025.

FOOD AND DRUG ADMINISTRATION. FDA warns consumers not to use counterfeit Ozempic (semaglutide) found in U.S. drug supply chain. Disponível em: <https://www.fda.gov/drugs/drug-safety-and-availability/fda-warns-consumers-not-use-counterfeit-ozempic-semaglutide-found-us-drug-supply-chain>. Acesso em 16 out. 2025.

GATTUSO, Christophe. Fake GLP-1 Drugs Go Viral: France Launches Crackdown. Medscape, 15 out. 2025. Disponível em: <https://www.medscape.com/viewarticle/fake-glp-1-drugs-go-viral-france-launches-crackdown-2025a1000rt1?ecd=wnl_tp10_daily_251016_MSCPEDIT_etid7801662&uac=16217HY&impID=7801662>. Acesso em 16 out. 2025.



topo