Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Ação do MPPR, CRF-PR, CRM-PR e VISA apura irregularidades e possível fraude ao SUS em Umuarama


Fonte: MPPR e Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 4 de novembro de 2025

site foto.jpg

O Ministério Público do Paraná, em conjunto com o CRF-PR, CRM-PR e a Visa-PR realizou nesta semana, na última quarta-feira, 29 de outubro – em Umuarama, no Noroeste do estado – visita de fiscalização em uma clínica de hemodinâmica em que foram identificadas diversas irregularidades. A inspeção foi realizada pela 7ª Promotoria de Justiça da comarca, com o apoio do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Farmácia e da Vigilância Sanitária Municipal, a partir do recebimento de representação sobre a possível existência das deficiências.

Entre os problemas identificados no estabelecimento médico, que atua com tratamentos relacionados à especialidade da circulação sanguínea, estão o reprocessamento ilegal de dispositivos médicos utilizados em procedimentos de angioplastia e cateterismo cujos pacientes são encaminhados pelo Município de Umuarama, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram constatados problemas como a reutilização indevida de dispositivos médicos de uso único, deficiências no acondicionamento e uso de medicamentos com validade expirada e possível fraude contra o Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que há a suspeita de utilização de medicamentos e materiais custeados pelo sistema público em pacientes particulares.

Apreensão – A partir da fiscalização, foram apreendidos diversos itens e documentos, que serão analisados pelos órgãos técnicos participantes da inspeção para posterior remessa ao Ministério Público, que avaliará as medidas cabíveis para a responsabilização dos envolvidos e os possíveis desdobramentos nas esferas cível e criminal.



topo